sábado, 8 de março de 2014

Um dia frio e triste.

Nem sei o que aconteceu comigo hj, nada fiz e nada quero fazer.
Ando pensando demais em alguém e isso me traz tristeza e sdd ao msm tempo. Pelo menos a dor de cabeça passou. Ontem, meu primeiro dia de academia; hj, braços e pernas doloridos. Ms sei que será assim por algum tempo. Espero não desistir antes de conseguir meu intuito,  chegar aos 60 kg e mantê-los.
Ms o dia foi tranquilo, calmo até demais.
Ando procurando a força interna que sei que está aqui dentro de mim, como todos dizem,  ms ainda não vi a luz ou a fechadura, ou a porta que me falaram.
Às vezes acho mesmo que estou louca e que tudo não passa de um lindo sonho,  pq a realidade é bem pior.
Queria ver borboletas azuis e passarinhos voando como antes...

sexta-feira, 7 de março de 2014

A importância da família

 De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo e a segunda causa de mortes mundiais por doença, após doenças coronárias. Os dados são muito preocupantes e refletem o alcance desta doença. Quem sofre com esta condição sabe o quanto é doloroso e incapacitante, mas o sofrimento não é exclusivo de quem tem depressão, é também dos familiares e das pessoas mais próximas, que sofrem por ver um ente querido doente e muitas vezes também sofrem por não saber como lidar com a doença. Mas qual é o papel da família? O que fazer para ajudar alguém com depressão?

 A família é fundamental, é nela que o paciente vai encontrar apoio e conforto, reuni algumas dicas para familiares de pessoas com depressão. 


 Vamos a elas:

1. A atitude mais importante é assegurar que a pessoa com depressão esteja em tratamento com um médico psiquiatra da confiança da família e do paciente. Procure ajuda, não espere a doença piorar.
2. Paciência é fundamental, muitas vezes a convivência com pessoa deprimida fica muito difícil, é preciso ser paciente.
3. Entenda que depressão é uma doença, a pessoa não está neste estado porque escolheu estar assim. Por isso o tratamento com médico psiquiatra é tão importante.
4. Saiba ouvir, por mais cansativo que seja, é importante dar atenção à pessoa deprimida, mostre a ela que você entende que ela passa por um momento difícil e destaque a importância de cumprir o tratamento conforme as orientações médicas.
5. Respeite. É importante saber respeitar o momento do paciente, claro que você pode incentivar a pessoa a fazer alguma atividade, mas caso ela recuse, respeite este momento. O que parece muito simples para uma pessoa saudável pode ser insuportável para quem está deprimido.
6. Acompanhe o tratamento, esteja sempre em contato com o médico, avise-o se perceber mudanças bruscas. Verifique se a pessoa está seguindo o tratamento.
7. Informe-se sobre a doença, leia bastante: sobre os tratamentos, livros, depoimentos de quem já passou por esta situação.
8. Em momentos muito difíceis, em que você está esgotado e não sabe mais o que falar, ofereça seu carinho, um abraço pode ajudar.
9. Não esqueça de você. Cuide-se, tenha um tempo só para você e faça isso sem culpa.


Fonte: IPAN

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um dia de cada vez....

Bom dia.
Tive um carnaval razoavelmente movimentado,  andei mto na praia e na beira da água (como eu adoro), conversei quase o dia inteiro (como antigamente), dei risadas, durmi pouco, recebi visita. Foram 3 dias diferente e especiais. Senti a calmaria aqui dentro de mim.
Porém tenho que  viver um dia após o outro e de cada vez, ontem me senti tão sem forças que durmi praticamente o dia inteiro. E hj, não quero sair da cama.
Sinto um vazio, sinto vontade de chorar mto. Mta dor de cabeça. Totalmente desmotivada. Peço à Deus que isso melhore em poucos minutos, pois queria começar a academia hj.
Sozinha, vazia, triste. Por enquanto assim está sendo o meu dia, ms sei que vai melhorar ( ou piorar).
Não quero pensar negativamente,  hj é dia de terapia e estou com sdds da minha psicóloga, me deixa à vontade e acho mesmo q me identifiquei com ela.
São 11:45, estou sem fome, com dor de cabeça e sem vontade de sair da cama ou desse quarto escuro, mas vou tentar pq sei q muito depende de mim.
Pq tudo principia na própria pessoa.

domingo, 2 de março de 2014

Cada dia um novo descobrir

Apesar de acordar trd, bom dia pra todos que andam me seguindo.
Tive uma noite bem agradável,  diferente das noites antigas. Minha animação não parece a mesma, realmente tá tudo muito diferente, até o sentir felicidade está mais down, mais calmo. Será que é o efeito do calmante?  Kkkkkkkkk... Não!  Sou eu que andei mudando mesmo.
Estou eu aqui deitada em minha cama tentando escolher entre dormir ou ir até a casa de uma amiga. O sono é gde e se eu deixar, com ou sem calmante, passo o dia inteiro na cama e dormindo.
Tenho e tento me esforçar bastante pra não me deixar a abater pela preguiça e desânimo,  tenho orado muito e agradecido pelos dias, pelo amor de minha família e amigos,  pela proteção me enviada.
Parei um pouco de escrever,  ainda agora, pra assistir a matéria no Esporte Espetacular que falou sobre a depressão. Achei mto interessante a exposição de alguns famosos e os relatos.
Tento lutar a cada dia contra esse vazio,  frustração e desânimo;  tem dias que consigo vencer (a maioria dos dias), tem dias que não.
Mas a vida é assim mesmo e nada melhor do que um dia após o outro.
Agora vou levantar.
Tenham todos um bom domingo.